Gameiro Advogados Logotipo
Gameiro Advogados Logotipo 2

ALTERADA A LEI DA TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL

Mudança na Lei amplia de 50% para 65% o desconto em multas, juros e encargos legais referentes aos créditos tributários a serem negociados

      Foi publicada nesta quarta-feira (22), a Lei nº 14.375 – alteração da Lei n. 13.988/2020 -, que trouxe um grande benefício para aqueles que possuem créditos em situação de inadimplência

 A transação tributária, ao qual permite a renegociação de débitos com o Fisco, passa a ter condições mais vantajosas com a nova publicação do Diário Oficial da União. A Lei amplia de 50% para 65% o desconto máximo do valor total de créditos para negociação, aumentando também de 84 para 120 o número de parcelas máximas na transação, o que admite a utilização do prejuízo fiscal de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e base de cálculo negativa de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para pagamento de dívidas, até o limite de 70% do saldo remanescente após os descontos.

"As alterações trazidas pela Lei nº 14.375/2022 permitem a negociação dos débitos federais em até 120 vezes e com desconto de até 65%. A medida sancionada só traz benefícios ao incentivar o contribuinte a regularizar seus débitos junto à União"

Karina Oliveira, Sócia e Especialista da Área Tributária

Karina Oliveira

       As novas condições são positivas e vêm para estimular os contribuintes a buscar a transação tributária

 Além da ampliação do desconto e extensão da quantidade de parcelas, a Lei introduz ainda uma outra novidade: a possibilidade de contribuintes com débitos não inscritos na dívida ativa apresentarem proposta de transação ao Fisco

Ampliar a transação aos débitos não inscritos em dívida ativa e, até mesmo os que são objeto de discussão administrativa, pode reduzir significativamente a exigibilidade destes créditos fazendários no judiciário, sendo vantajoso também para a Fazenda Nacional.

Entre em contato com nossos especialistas, tire suas dúvidas e regularize seus débitos!

Gameiro na Mídia

Confira os últimos destaques do nosso escritório na área Tributária

Estadão Logotipo
G1 logotipo
Migalhas Logotipo
Valor Econômico Logotipo
Consultor Jurídico Logotipo

Nosso Escritório

Nosso escritório situa-se estrategicamente no Edifício Hong Kong, 3000 - Centro Empresarial Le Monde Offices, Av. das Américas, 3500, na Barra da Tijuca, um dos centros empresariais e econômicos mais prósperos da Cidade do Rio de Janeiro.


Contamos com uma infraestrutura completa, segura e agradável: Estacionamento, Auditórios, Segurança, Monitoramento 24h, Restaurantes etc. Tudo pensando no bem-estar dos nossos sócios e clientes.

Foto Área Externa Gameiro Advogados

Entre em contato pelo WhatsApp

Tire suas dúvidas e marque uma reunião com nosso time

Edifício Hong Kong 3000 – Le Monde Office
Av. das Américas, 3500, Sala 426, Bloco 7
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro - RJ
CEP 22640-102
+55 21 3596-0030
contato@gameiroadv.com.br